Na semana passada escrevemos sobre definições do empreendedorismo, certo?

Bom, hoje vou mostrar para vocês a importância do planejamento.

Empreender tem se tornado uma tendência na sociedade e isso é ótimo, mas o que adianta empreender sem o conhecimento necessário? A maioria das empresas acabam fechando suas portas antes mesmo de completar 5 anos de atividade, pois abriram seus negócios sem antes se preparar, pesquisar e planejar.

Segundo a pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM), realizada no Brasil em 2014 pelo Sebrae, o país está na primeira posição no top ranking mundial de empreendedorismo, na frente de países como China, Estados Unidos, Reino Unido, França e Japão. O projeto Global Entrepreneurship constitui o maior estudo em andamento sobre o empreendedorismo no mundo, incluindo 70 países no ano de 2014, cobrindo 75% da população global e 90% do PIB mundial.

A taxa de crescimento de empreendedorismo no Brasil saltou de 23% para 34,5% em 10 anos, constatando que três em cada dez brasileiros, adultos entre 18 e 64 anos, possuem uma empresa ou estão envolvidos na área de criação de um negócio próprio. Nos dias atuais as pessoas veem no empreendedorismo uma oportunidade de vida, não investem apenas por necessidade, por não terem uma ocupação ou trabalho, mas por serem motivadas por uma nova oportunidade de negócio, muitas vezes inovadora! Os brasileiros estão determinados em realizarem seus sonhos, muitos estão largando os empregos atuais e carreiras já traçadas para abrirem seu negócio próprio.

Tudo isso pode parecer muito lindo e inspirador, mas infelizmente o sonho de ter um próprio negócio pode muitas vezes se tornar um grande pesadelo! Porque?

Por que a maioria das pessoas que estão criando coragem e botando a mão na massa para realizarem seus sonhos estão fazendo isso sem o preparo necessário. Por falta de um conhecimento básico de administração e planejamento, o empreendedor ao abrir sua empresa não se preocupa em conhecer antes seu público ou seu mercado, não realiza antecipadamente o planejamento dos itens básicos da empresa, não realiza análise de ambiente, não estuda o capital de giro necessário ou os concorrentes que irá enfrentar, entre outros diversos fatores que são de extrema importância para ter sucesso no mercado.

Sem o conhecimento desses dados a chance de um empreendedor falhar no gerenciamento do seu negócio é muito alta! Os objetivos da empresa devem estar alinhados aos funcionários e direcionados ao público correto, assim como o capital de giro deve ser devidamente estudado para que a empresa possa arcar com os custos necessários de investimento, sem encontrar nenhuma surpresa pelo caminho… O mercado está em constante mudança, assim como as pessoas, as tendências, a economia e praticamente tudo que é gerido dentro de uma sociedade, porém, quando você estuda as possíveis mudanças e se prepara para elas, as chances de enfrentá-las com sucesso é muito maior!

A carência de informações fundamentais para a gestão do negócio pode destruir seus sonhos, por isso, empreendedor, além da garra e coragem de abrir seu próprio negócio, é necessário se planejar e pesquisar muito antes de colocar a mão na massa!

Começar pode ser fácil, o mais difícil é o caminho a ser percorrido… Mas quem disse que ele não pode ser prazeroso? Com o estudo necessário e o planejamento antecipado as chances de se obter sucesso no negócio aumentam! Se diferencie dos seus concorrentes antes mesmo de abrir sua empresa, se prepare para as pedras no caminho e passe por elas de cabeça erguida, sabendo exatamente aonde pisar!

 

Ruana Godoy, Analista de Marketing.

Ruana Godoy

About Ruana Godoy

Bacharel em Relações Públicas pela Unesp, possui excelente experiência em comunicação digital, produção de eventos e empreendedorismo. Aquariana com ascendente em aquário, é apaixonada por liberdade, viagens e gastronomia.