
Startup Stock Photos
Você já deve ter ouvido falar sobre o termo “startup” na internet, no trabalho ou até mesmo em seu dia a dia… Realmente, é uma palavra que vem ganhando espaço em nosso vocabulário, mas, muitas pessoas a utilizam sem saber seu real significado.
Você sabe o que significa Startup? Pois bem, vou dizer a vocês o que nós aqui da Digital Labs acreditamos quando mencionamos essa palavra:
O termo startup se refere a uma empresa que está criando um produto ou serviço inovador, e se encontra em processo de busca e validação de um modelo de negócio viável, repetível e escalável, mas que já possui pessoas dedicadas em sua operação e clientes utilizando seu produto.
Porque eu grifei todas essas palavras? Porque existem características essenciais para diferenciar as startups dos negócios tradicionais e vou explicar para vocês, detalhadamente, o que cada uma delas significa.
Empresa – A startup é a fase inicial, embrionária de uma empresa. Se o negócio não tiver CNPJ, for apenas uma ideia ou projeto, não pode ser classificada como startup.
Produto ou serviço inovador – O produto ou serviço oferecido pela startup precisa ser inovador, isso não significa que precisa ser uma invenção, a inovação pode estar na maneira de produzir, de vender, de se relacionar com seu público ou em qualquer outro detalhe, o importante é que exista alguma novidade ou diferencial competitivo.
Validação de um modelo de negócio – O modelo de negócio é a maneira que a startup gera valor, gera receita. Esse modelo deve ser inovador e tudo que é inovador é incerto, reflete um risco à ser corrido, por isso esse modelo deve ser validado para que a startup consiga estruturar sua operação.
Viável, Repetível e Escalável – A startup possui um modelo de negócio diferente dos tradicionais, no qual precisa ser viável, repetível e escalável. Viável em termos de tecnologia e recursos, repetível onde ela consegue oferecer o mesmo produto para várias empresas ou pessoas, e escalável onde sua operação cresce em uma taxa inferior e não proporcional se comparada com o potencial de impacto e clientes utilizando seu produto.
Pessoas dedicadas – Esse é um valor particular da Digital Labs, acreditamos que para uma startup funcionar é extremamente necessário ter pessoas dedicadas 100% no negócio. A maioria das startups apresentam um modelo de risco e é preciso ter muita coragem para dedicar todo seu tempo a uma empresa que corre o risco de não dar certo, por isso, muitas pessoas tentam tirar suas ideias do papel e dizem criar suas startups ao mesmo tempo em que possuem outras prioridades e trabalhos. O sucesso para sua startup se encontra em sua equipe, é preciso se dedicar ao máximo em seu negócio para que ele tenha potencial de crescimento, por isso, se seu negócio não for sua prioridade a chance de fracasso é ainda maior.
Clientes – Por ultimo mas não menos importante, seus clientes. Para validar seu negócio é necessário ter pessoas que comprem sua ideia, ou seja, pessoas que utilizem seu serviço e produto, pois se ele for útil apenas para você sua startup se torna inviável no mercado. Aqui não estou falando de lucro, estou falando de relacionamento, muitas startups passam a lucrar muito tempo depois de já ter estabilizado seu negócio no mercado e de ter muitos clientes fiéis. O público é a voz da sua empresa!
A startup nada mais é que uma fase de validação, é a fase inicial na qual o empresário e sua equipe estão testando algum produto ou serviço inovador que precisa ser validado e aceito no mercado, a partir do momento em que a startup é aceita e se seu produto se torna comum entre seu público, ela deixa de ser uma startup e passa a escalar a operação de sua empresa utilizando todo o aprendizado da fase de validação.
Porém, é importante notar que não é qualquer empresa em seu estágio inicial que pode ser considerada uma startup, para isso, é necessário que ela contenha todos os aspectos listados acima, isto é, ser uma empresa com modelo de negócio viável, repetível e escalável e com uma equipe criativa trabalhando em condições de extrema incerteza.
Fico maravilhada de ver as startups ganhando seu espaço na sociedade, cada dia vejo mais loucos querendo arriscar e inovar no mercado e isso é o futuro! Inovar é andar para frente, é buscar melhoria, é acrescentar. Precisamos estar sempre em busca de crescimento para a evolução do ser humano e da sociedade, pois como já dizia o famoso cantor Gabriel Pensador:
“Muda, que quando a gente muda o mundo muda com a gente.
A gente muda o mundo na mudança da mente.
E quando a mente muda a gente anda pra frente.”
As startups são a mudança do presente, ainda bem que existem muitos loucos para mudar com a gente!

- Salus, saúde e tecnologia em prol da população - 19 de September de 2016
- Intraempreendedor, O que é? O que faz? O que come? Hoje, na Digital Labs. - 8 de June de 2016
- Obras de Ouro - 1 de June de 2016
- 7 Dicas para falar bem em público - 23 de May de 2016
- Estúdio de startups, venture builder ou startup factory? - 11 de May de 2016
- Internet fixa limitada? - 22 de April de 2016
- O que é uma Startup? - 15 de April de 2016
- Digital Labs lança versão 2.0 do QuickImóvel - 8 de April de 2016
- Setor de pesquisa e desenvolvimento da Digital Labs descobre mecanismo que torna viável o teletransporte - 1 de April de 2016
- Como fazer seu planejamento utilizando o modelo CANVAS (BMG) - 28 de March de 2016
Show! Ótima definição!!