Essa é uma pergunta delicada que muitas pessoas não sabem responder…

Uma vez sai pela faculdade perguntando a diversos estudantes o que eles entendiam por empreendedorismo e recebi as mais diversas respostas, desde “montar seu próprio negócio”; “realizar seu sonho”; “ser proativo” até respostas como “gerir as finanças”.

O conceito de empreendedorismo não é um termo novo no mercado, porém, ultimamente vem ganhando destaque e se tornando uma tendência no país! Apesar de ser bastante positivo a ascensão desse termo, pode gerar algumas confusões em sua definição, por isso, vou dizer a vocês o que nós da Digital Labs acreditamos ser o empreendedorismo.

Empreender é: realizar, fazer, ter a capacidade de inovar, enxergar a situação com outros olhos, transformar, criar e executar oportunidades.

Acreditamos que o empreendedorismo é a competência de avistar um problema e também uma solução para ele. Ou seja, é um instrumento fundamental para a evolução da sociedade. Especialmente em países como o Brasil, que apresentam diversos problemas de desenvolvimento, cabendo às pessoas e empresas terem um posicionamento de visualização destes problemas como oportunidades e possibilidade de atuação para a resolução e melhoria do dia a dia das pessoas.

Muitos empreendedores avistam soluções que acabam por se tornar um negócio e por isso as pessoas confundem o conceito de empreender com o ato de abrir a própria empresa, porém, aquele que abre um negócio é, na verdade, um empresário que pode ter características de empreendedor – isso é muito comum de acontecer!

Mas não pense que você não é empreendedor apenas porque nunca abriu seu negócio. O empreendedorismo pode estar presente no seu dia a dia e em ações rotineiras, até mesmo quando você trabalha como um funcionário em uma empresa, os chamados intraempreendedores.

Pessoas com características empreendedoras em sua maioria são: proativas, criativas, enxergam o problema como uma oportunidade, gostam de arriscar e inovar, são visionárias e, acima de tudo, determinadas!

Muitas vezes a solução que você encontrou não deu certo, mas os empreendedores não desistem tão facilmente, buscam outras soluções até que o problema seja resolvido, pois o desafio de encontrar aquela solução genial é o que os instiga!

Ao gerar soluções para estes problemas, pode-se gerar também empregos, movimentações no mercado e melhoria na qualidade de vida. A maioria dos empreendedores acredita que com garra e muita vontade de fazer acontecer eles podem, aos pouquinhos, mudar o mundo!

Nós da Digital Labs também acreditamos e é para isso que acordamos para trabalhar todos os dias!

Ruana Godoy, Analista de Marketing.

Ruana Godoy

About Ruana Godoy

Bacharel em Relações Públicas pela Unesp, possui excelente experiência em comunicação digital, produção de eventos e empreendedorismo. Aquariana com ascendente em aquário, é apaixonada por liberdade, viagens e gastronomia.