Antes de qualquer coisa, vale o registro de que este artigo faz parte de uma série de posts que abordam um pouco sobre cada etapa do processo de construção de startups, elaborado pela Digital Labs, além de assuntos relevantes relacionados ao dia a dia da área.

Perdeu os primeiros? Veja-os abaixo:

  1. Como construímos aventuras
  2. Primeiro você precisa saber o que é uma startup de verdade

Agora vamos lá! Neste mês de outubro nós participamos de muitos eventos, e achamos interessante compartilhar o porquê participamos de cada um e qual nossa opinião sobre a dúvida que muitos têm em relação aos diversos eventos de startups que acontecem hoje: vale a pena participar de tudo?

Já antecipamos: você precisa ter um objetivo claro na participação. Se for para participar só para fazer check-in no Facebook e falar que foi, não vá. Fique em casa trabalhando que vai ser muito melhor. 😉

Mas vamos contar os eventos que fomos e os propósitos por trás deles para, no final, fazermos uma avaliação do que realmente é relevante para nós — e que pode ser para você também.

Comunidade, give first and give back

Iniciamos o mês de outubro, de 6 a 8, com a realização da 4ª edição do Startup Weekend em Bauru. Edição esta que contou com a Digital Labs como apoiadora, tendo dois membros presentes na organização do evento. E, de uma forma ou outra, estamos presente desde 2014. Nas duas primeiras edições nosso sócio Anderson Arcenio participou como mentor do evento. Já nas duas últimas ele esteve presente, junto com o Daniel Bonato também da DL e outras pessoas fantásticas da cidade, na organização do evento.

De maneira voluntária doamos nosso tempo e esforços com o objetivo de fomentar o empreendedorismo na nossa cidade. Este foi o grande foco dessa participação. Oportunizar que mais pessoas tenham acesso a esse mundo, afinal, como apontamos no primeiro texto, acreditamos no empreendedorismo como um instrumento de mudança real no Brasil, e eventos como o Startup Weekend trazem em 54 horas uma metodologia 100% mãos na massa que ajudam na capacitação empreendedora dos interessados.

Compartilhando experiências

Já no dia 18 de outubro o Leon Klinke (outro da DL, aos poucos vamos nos apresentando) palestrou na Unesp para o Centro de Inovação Tecnológica de Bauru, onde abordou os desafios de se empreender no mercado de saúde, contando um pouco da experiência que estamos tendo com o Salus. Na mesma Unesp, no dia 24 de outubro, o Fernando Duro realizou uma palestra para as turmas de computação falando sobre containers e aplicações desta tecnologia. Dois eventos, duas palestras, e o mesmo objetivo: compartilhar conhecimento e experiências.

Compartilhar é o caminho. Sempre que fazemos, aprendemos um pouco mais também. Além disso, esse tipo de participação também pode ajudar a dar visibilidade para sua própria pessoa e empresa, e claro, contribuir na construção de uma autoridade sobre os temas a que se dispôs.

Uma outra forma de compartilhar experiência foi a que tivemos com o Anderson Arcenio no evento “Empreendedor do Futuro”, realizado na cidade de Lins. Lá ele teve a oportunidade de palestrar sobre o que é startup e dar dicas de como começar, ser mentor nos projetos e finalizar como jurado em uma banca de avaliação.

Ser mentor em eventos assim é incrível: você vê novas ideias surgindo, vê empreendedores apaixonados pelos seus projetos e pode compartilhar um pouco dos erros e acertos que já teve para colaborar para o futuro sucesso deles. Que delícia participar de tudo isso!

Aprimorando conhecimentos e gerando networking

Nos dias 19, 20 e 21 teve em São Paulo um Bootcamp de Marketing Digital e Vendas do programa Startup SP do Sebrae. Nesse evento foram Daniel Bonato e Karina Amaral. Por ser um evento fechado do Sebrae, nossa participação só foi possível porque nosso Protarefa está sendo acelerado no programa.

Durante estes dias tivemos uma enxurrada de informações, nos envolvemos com profissionais experientes no mercado e muitos outros que estão no começo de sua jornada, e anotamos todas as dicas do que melhorar ao longo do caminho. Estes eram os objetivos: conexão, conhecimento e direção.

E para fechar o mês, nos últimos dias 26 e 27 estivemos presentes no CASE, maior evento de startups da América Latina, organizado pela ABStartups – Associação Brasileira de Startups, da qual fazemos parte. Tivemos grandes palestras, como por exemplo do Márcio Kumrian, fundador e CEO da Netshoes, que inspirou todos contando como eles levaram a Netshoes de um fundo de estacionamento ao IPO em Nova York, e também do Geoff Ralston, sócio da Ycombinator, que contou um pouco sobre o funcionamento de uma das principais aceleradoras do mundo e confirmou algumas teorias e entendimentos que temos sobre este mercado.

Neste caso, o objetivo era o famoso (e extremamente importante, principalmente nessa área, diga-se de passagem) networking. Conhecer pessoas e rever outras e de brinde sempre acabamos aprendendo algo e voltando com a percepção da necessidade de elevar mais a régua dos resultados a serem alcançados durante nosso trabalho.

Esses foram só alguns dos eventos que já participamos ao longo do ano e da vida (outubro foi movimentado por aqui), mas já conseguimos extrair alguns objetivos que podemos ter nesses eventos e damos umas dicas:

  • Se envolva na rede e compartilhe experiências

Apoie sua comunidade, troque experiências com quem está começando ou está no mesmo cenário que você, compartilhe informações e busque trocas sinceras.

  • Abra sua mente para novos aprendizados

Evoluir sempre é aprender todos os dias. Eventos direcionados podem ser excelentes maneiras de se capacitar e gerar insights para serem aplicados no seu negócio.

  • Networking e mais networking: mantenha relacionamentos

Conheça pessoas e crie um relacionamento com elas. Esteja presente, mantenha o contato, veja como cada um pode ajudar o outro. Procure descobrir quem vai antes mesmo do evento acontecer, já trace um objetivo de pessoas que deseja conhecer e busque uma oportunidade para isso.

Conduzir uma startup é algo difícil pra caramba, e sem dúvida trocar informações, criar conexões e se manter constantemente atualizado lhe ajudará a superar os diversos desafios que surgirão.

Quer ficar por dentro dos próximos eventos de startups? Sempre acompanhamos os links abaixo:

E tem vários outros, é só ficar ligado e pesquisar com frequência sobre eventos que te interessam.

E aí, gostou do artigo? Nos acompanhe também no Facebook e no Medium. Se quiser falar com a gente, pode mandar também um e-mail para [email protected].

About digitallabs

Somos um estúdio de startups focado no mercado digital, criado para transformar ideias inovadoras em realidade, através do desenvolvimento de soluções web e/ou mobile que buscam inovar em seus modelos de negócios.