Já mostrei à vocês a importância de desenvolver um planejamento estratégico para a sua empresa, agora ensinarei quais são os próximos passos, como elaborar esse planejamento.

Há diversas formas de se planejar, diversos métodos eficientes, é preciso primeiro analisar o que sua empresa precisa, qual o porte e a situação em que ela se encontra para saber qual método utilizar.

A ferramenta de planejamento mais utilizada aqui na Digital Labs para representar nossos produtos é o Business Model Canvas, e particularmente, é o modelo que mais gosto, o mais simples e prático, que traz uma resposta mais rápida sobre o contexto geral da empresa.

Basicamente, o Canvas se resume em um mapa visual do contexto da empresa dividido em nove diferentes blocos. A ideia é detalhar as operações para analisar se todas são possíveis de serem realizadas, permitindo uma análise e visualização do seu modelo de negócio e atuação no mercado. Quando visualizamos todos os passos, o que já foi feito, o que está sendo feito e o que deve ser feito e quais as ações que precisamos tomar para que elas se realizem fica mais fácil de compreender quais serão as possíveis dificuldades e analisar se o negócio é viável.

dl_canvas

O quadro utilizado é esse da foto acima e pode ser desenhado por você ou impresso da internet, os tópicos são bem simples:

  • Proposta de valor: O que você vai oferecer ao seu cliente que realmente agrega valor à ele?
  • Segmento de clientes: Qual é o público alvo da sua empresa? Qual o segmento desse público? ( Faixa etária, gênero, região, etc)
  • Canais: Como o cliente compra e recebe o produto que solicitou? Quais serão os canais utilizados para viabilizar esse processo?
  • Relacionamento com os clientes: De que maneira sua empresa se relacionará com os clientes? Quais serão os meios utilizados?
  • Atividade chave: Quais são as atividades essenciais para que a empresa consiga entregar o que promete?
  • Recursos principais: Quais são os recursos necessários para realizar a atividade chave?
  • Fonte de receita: Qual será a maneira que sua empresa irá obter receita? (Através da proposta de valor que promete entregar)
  • Estrutura de custos: Quais serão os principais custos necessários para a abertura da empresa? (Colaboradores, servidores, marketing, estrutura física, etc)

Dica de ouro: Para preencher os blocos utilize post-it coloridos, assim fica mais fácil de visualizar e diferenciar se há mais de um produto, se há diferentes segmentos de clientes ou qualquer outra divisão dentro do negócio. Lembrando sempre que a ideia principal da ferramenta Canvas é de simplificar um planejamento, então seja breve com respostas claras e diretas! Aconselhamos também pregar seu Canvas na parede em um lugar bem visível, para que você olhe para ele todos os dias e análise se não está faltando mais nada.

O propósito dessa ferramenta é tirar a ideia da cabeça e colocá-la no papel, acelerando o processo de estruturação do negócio de maneira organizada e planejada. Os objetivos e as estratégias de uma empresa devem estar alinhados de forma a permitir que ela atravesse eventuais dificuldades e contorne as situações que possam comprometer o seu sucesso.

O modelo Canvas surgiu para simplificar o processo, mas isso não significa que ele seja simples, na verdade, é bem trabalhoso pensar em todos os detalhes antes de ter o negócio funcionando, mas acredite, ao estar preparado dessa maneira a chance de se obter sucesso é muito maior! Muitos empresários abrem as portas sem antes responder nenhuma dessas perguntas…

Quando a ideia surge inicialmente, tudo parece perfeito, parece que encontramos a solução perfeita para o nosso cliente! Mas quando colocamos no papel a realidade muda, muitas vezes precisamos mudar nossa visão e adaptar as estratégias ao cenário real. Então empreendedor, acredite em você, não tenha medo de errar, não desista dos seus sonhos, utilize o Canvas para testar tudo o que for necessário, refaça seu plano, mude de tática, se adapte e torne seu negócio real!

Já dizia Jack Dorsey: “Everyone has an idea. But it’s really about executing the idea and attracting other people to help you work on the idea.”

 

(Caso você prefira preencher seu Canvas online, segue um modelo que indicamos para utilização:  http://bzz.ms/1Hiq)

 

Ruana Godoy

About Ruana Godoy

Bacharel em Relações Públicas pela Unesp, possui excelente experiência em comunicação digital, produção de eventos e empreendedorismo. Aquariana com ascendente em aquário, é apaixonada por liberdade, viagens e gastronomia.