Falar em público não é uma tarefa fácil…Por mais que você domine 100% sobre o assunto, o nervosismo sempre aparece para te acompanhar, e junto com ele vem aquele branco, que te faz esquecer qual era a próxima palavra e as vezes até qual era o tema que você estava falando. Por isso, resolvemos te dar algumas dicas que podem facilitar essa tarefa.  :)

SONY DSC

 

  1. Sua mente é que comanda

Seus pensamentos comandam suas atitudes e seu corpo, sabia disso? Quanto mais você colocar na sua cabeça que está inseguro, com medo e que vai fracassar, seu corpo e seu inconsciente vão te obedecer! Por isso, seja positivo. Visualize a cena antes, do começo ao fim, imagine na sua cabeça tudo ocorrendo da maneira correta, você conseguindo apresentar como planejava e recebendo elogios. Isso vai te deixar mais tranquilo pois fará você acreditar que tudo vai dar certo. Sua mente comanda tudo, lembre-se sempre disso!

 

  1. Postura

A linguagem corporal influencia muito na hora da apresentação, então preste atenção nessas dicas:

  • Você pode e deve movimentar seus braços, porém, sempre acima da sua cintura e abaixo do seu pescoço, essa é a linha do horizonte em que seu público estará olhando. Gestos acima da cabeça dão a impressão de que o orador está exagerando, quanto mais natural você se comportar, mas seu público irá confiar e acreditar em você.
  • Nunca cruze os braços na hora que estiver apresentando, segundo psicólogos, essa é a posição de defesa do ser humano, além de parecer que você está fechado para discussão.
  • Não coloque as mãos atrás das costas e nem no bolso, além de ser deselegante, dá a impressão que o orador está relaxando/descansando. Isso pode ser feito na hora do bate-papo mas não durante a apresentação.

 

  1. Bastidores

Muitas pessoas costumam ficar nervosas antes mesmo de iniciarem a apresentação, por isso, antes de “entrar em cena” faça alguns exercícios para relaxar e soltar a musculatura:

  • Dê vários pulinhos rápidos para soltar a adrenalina do seu corpo.
  • Dê alguns gritos rápidos enquanto mexe a musculatura do seu rosto.
  • Utilize a técnica de respiração 4-7-8 (inspire pelo nariz contando até o número 4, pare a respiração e segure contando mentalmente até o número 7 e por fim  expire completamente pela boca contando até o número 8). Faça isso diversas vezes até diminuir seu ritmo cardíaco.

 

  1. Memória

A memória é a primeira a nos deixar na mão na hora do nervosismo, por isso, não dependa dela. Estude muito bem o assunto e sua apresentação dias antes, treine na frente do espelho, saiba exatamente qual é a mensagem que precisa passar. Muitas vezes focamos em lembrar palavras chaves e esquecemos da mensagem principal, então, não se prenda a palavras, o importante é o conceito geral que precisa ser transmitido.

 

  1. Público

Na maioria dos casos, seu público sabe bem menos sobre o assunto que você vai apresentar, pois você estudou para estar ali, porém, para se garantir, tente conhecer seu público antes. Pesquise sobre ele, chegue minutos antes e converse com seu público antes de subir no palco, seja natural, descontraído. Quando pensamos que o público é nosso amigo e não nosso inimigo, ficamos mais tranquilos e seguros na hora da apresentação.

 

  1. Apresentação

Não leve um papel com anotações se for ler e se prender a ele durante toda a apresentação. Aconselho a colocar em seus slides algumas palavras chaves, que te façam lembrar sobre o assunto que precisa falar. Quando o orador leva um bloquinho de anotações e começa a ler elas ao invés de focar em sua apresentação, o público fica entediado. Portanto, lembre-se de focar na mensagem a ser passada. PS: Não coloque textos em seus slides, quanto mais imagens tiver e menos palavras, mais profissional e dinâmica será sua apresentação.

 

  1. Olhe para o fundo da sala

Muitas vezes, no início da apresentação, quando estamos muito nervosos, costumamos olhar para a plateia mais próxima ao palco. Esse é um grande erro, pois qualquer expressão negativa que algum indivíduo ali fizer, vai nos trazer o medo e a insegurança de volta e pronto: lá vem o branco apagando toda a apresentação da sua mente! Por isso, sempre aconselho iniciar sua apresentação olhando para o fundo da sala, não foque nos olhos de ninguém, quando sentir que estiver adquirindo confiança e estiver mais tranquilo, ai você pode passar a olhar nos olhos das pessoas e a interagir com elas. Mas não se deixe levar pelas expressões da plateia, siga com sua apresentação e se necessário esclareça as dúvidas ao final.

 

Quanto mais palestras e apresentações você fizer, mais natural isso vai se tornar e quando menos perceber o nervosismo já vai ter sumido, junto com o medo e a insegurança!  Lembre-se sempre de dominar a mensagem a ser passada, o conceito principal. Imagine a plateia como velhos amigos de infância e faça dessa apresentação uma boa conversa de bar. Quanto mais natural você for, mais vai ganhar a confiança e admiração de seu público.
Mas enquanto essa tarefa ainda for um desafio, utilize dessas dicas que lhe dei e controle sua mente, ela comanda tudo e pode tornar, o que antes era um pesadelo, em um grande sucesso!

Ruana Godoy

About Ruana Godoy

Bacharel em Relações Públicas pela Unesp, possui excelente experiência em comunicação digital, produção de eventos e empreendedorismo. Aquariana com ascendente em aquário, é apaixonada por liberdade, viagens e gastronomia.